quinta-feira, 26 de março de 2015

Que se acalmar? Use a tecnologia!

Quando nos sentimos tranquilos, podemos tomar melhores decisões, dar respostas mais comedidas, aprender melhor e ir por caminhos mais prudentes, além de ter pensamentos mais realistas. Tudo isso porque nosso cérebro tem mais energia disponível para o raciocínio e a avaliação das situações quando nosso corpo não está inundado nem pela adrenalina (hormônio liberado pela medo) nem pelo cortisol (outro hormônio liberado em situações de estresse).
 
Mas como ficar mais tranquilo no meio de uma situação complicada?
 
Essa é uma pergunta que tem algumas respostas e, neste post, meu objetivo é ficar numa só: a partir da respiração.
 
Mas eu respiro o tempo todo e mesmo assim fico ansioso!
Sim, é verdade, caro leitor.
 
Na realidade, é o controle consciente da respiração que faz com que possamos retomar o estado de tranquilidade ou, pelo menos, diminuir o ritmo. Não precisamos ter este controle o tempo inteiro (ainda bem!), mas ele funciona bem e, afinal, nossa respiração é algo que está a nosso dispor a qualquer momento, em qualquer lugar e de graça.
 
E onde entra a tecnologia nisso? Então, fizeram um GIF que reproduz uma série de desenhos que se movimentam. O objetivo é que você o acompanhe com sua respiração: quando ele se expandir, você inspira, quando ele se contrair, você expira. Quer testar? Clique aqui e siga a imagem pelos menos umas dez vezes.
 
E por que isso realmente pode funcionar? Por algumas razões:
1) quando você sincroniza sua respiração à imagem, você se distrai dos seus pensamentos que causam a ansiedade
2) ao controlar sua respiração, você muda a fisiologia do seu corpo ajudando-o a funcionar de forma mais equilibrada
3) nossa parte física influencia e é influenciada pela nossa parte emocional, então, uma vez que você interfere nestas duas frentes, o resultado tende a ser melhor
 
Ver coisas no celular e navegar pela internet são atividades bastante comuns hoje em dia, não é? Então, aproveite-se disso e se ajude a ficar mais calmo.
 
Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails