quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Encorajar ou criticar: escolha a sua opção



Ser crítico é muito fácil. E por vários motivos: porque parece ser a tendência da maior parte da população, porque quando se está em grupo é comum seguirmos o que diz a maioria e porque somos, em geral, educados a dar muito valor ao que não está tão bom e a desqualificar o que ainda não chegou no ponto máximo.
 
Embora possa exigir um pouco de esforço (e coragem, principalmente), ser um encorojador é um serviço de utilidade pública.
 
É preciso, no entanto, deixar clara uma questão: é preciso saber ser encorajador.
 
Acredito que alguns pontos merecem uma atenção especial:
- lembre-se de como aquela pessoa era/estava/sabia antes e foque no que evoluiu (neste caso, cuidado com a comparacite e com a tendência ao tudo ou nada)
- seja realista com a pessoa, e não caia no otimismo sonhador: estimule que ela continue seguindo adiante, agindo de acordo com o que ela quer
- veja o potencial e leve em consideração a motivação dela: ter um objetivo claro e uma boa razão para querê-lo são um ótimo ponta pé inicial
- estimule-a a superar o obstáculos (e não a desistir porque é difícil)
- e, claro, aplauda toda tentativa, independemente do resultado
 
Depois de ouvir sabe lá Deus quantas pessoas, ao longo de anos de profissão, já pude perceber uma coisa: as críticas constantes não ajudam tanto quanto se pensa. O intuito, muitas vezes, é nobre e pode ser "orientar" para que a pessoa faça direito e, aí sim, chegue onde quer.  O que ainda parece não ter sido entendido são as consequências reais (não as idealizadas) como frustração, desânimo, apatia, enfraquecimento da autoestima e da autoconfiança, afinal, não somos educados para lidar com o fracasso.
 
Sendo assim, se você quer realmente ajudar e ver alguém bem sucedido, comece a apontar o que vai bem e apostar no sucesso do outro. Quem sabe se não era esse empurrãozinho que o outro precisava para seguir adiante? Faça sua parte!
 
Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails