sexta-feira, 7 de março de 2014

Como manter a alegria pós carnaval

O carnaval sempre me lembra alegria. As imagens ligadas a esta festa costumam mostrar pessoas se divertindo, dançando na avenida, brincando por aí.
 
E passado o carnaval, como manter a alegria?
 
Quero deixar claro, logo, que não há como manter a alegria 100% do tempo. Pois nós, seres humanos, sentimos muitas coisas ao longo de um dia só e, às vezes, até mais de uma coisa ao mesmo tempo. Por outro lado, existem atitudes, pensamentos e direcionamentos que podem, ao longo do tempo, aumentar nossa alegria de forma razoável.
 
Resolvi citar alguns neste post para que você possa fazer uma autoavaliação e verificar em que investir no resto deste ano.
 
1) Ter foco, estabelecer metas reais e cumprí-las (sim, eu sei que exige esforço, mas a sensação de saber que se deu mais um passo em direção ao que se quer é ótima)
 
2) Ficar próximo dos seus amigos, familiares e de quem te faz bem (descuidou disso? Ainda dá tempo de correr atrás. Ligue agora!)
 
3) Fazer atividade física (eu não escrevi academia.... faça qualquer uma que te traga bem-estar. O importante é movimentar o corpo e produzir endorfina)
 
4) Achar um hobby e fazê-lo de vez em quando
 
5) Ter noção que sua alegria depende, principalmente, de você e colocar a mão na massa (não esperar que outra pessoa faça isso no seu lugar)
 
6) Cuidar mais de você (da sua saúde, roupas, cabelo, etc)
 
7) Ajudar os outros do jeito que for (se sentir útil é uma das coisas que mais devem liberar endorfina neste mundo. Isso não vem de nenhuma pesquisa que eu tenha lido, mas de observação)
 
8) Cuidar da vida financeira (a tranquilidade de ter o dinheiro sob controle ou a possibilidade de comprar o que se deseja costuma gerar alegria também)
 
9) Ter equilíbrio (que significa dedicar tempo para o trabalho, mas também para você, sua família, seus amigos, hobbies, atividade física. Eu sei que é difícil, mas é muito recompensador também).
 
10) Valorizar o que se tem e quem somos (olhar para nossas qualidades, nossos pontos fortes, nossas conquistas. Eu sei que não é automático, mas vale a pena o esforço)
 
11) Cultivar a esperança de que as coisas vão dar certo, se ajudarmos (fazendo os itens acima, como não acreditar?)
 
Se você quiser, pode contribuir com minha lista e dizer o que te ajuda a ficar alegre. Os outros leitores e eu agradecemos a contribuição!
 
Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails